Biografia Jaime Reis / música electroacústica

Nascido em Dezembro de 1983, iniciou os seus estudos musicais em Seia aos cinco anos, onde estudou com vários professores, destacando-se o etnomusicólogo António Tilly. As suas primeiras composições, para sequenciador MIDI, electrónica e pequenos conjuntos instrumentais foram iniciadas aos 12 anos, prolongando-se até aos 16, altura em que foi estudar para Conservatório de Viseu. Entre os 17 e os 22 anos conclui a licenciatura em ensino de música, na Universidade de Aveiro, onde estudou composição e música electrónica com Isabel Soveral e João Pedro Oliveira. Actualmente, frequenta o curso de doutoramento em Ciências Sociais, na Universidade Nova de Lisboa.
Desde 2003 que frequenta regularmente os seminários da Fundação Gulbenkian com Emmanuel Nunes e os cursos de Verão com Karlheinz Stockhausen (em Kürten).
Foram-lhe atribuídas menções honrosas nas duas primeiras edições do Concurso Jorge Peixinho, foi seleccionado para a 2ª, 3ª e 4ª edições do Workshop Gulbenkian para Jovens Compositores Portugueses, a sua música foi seleccionada para ser apresentada no ICMC 2005 (Barcelona), recebeu da Universidade de Aveiro duas bolsas por mérito (2005 e em 2006) e a bolsa da Fundação Engenheiro António de Almeida, por ter sido o melhor aluno a concluir a sua licenciatura em 2006.
Para além do seu trabalho enquanto compositor, tem desenvolvido actividades como: direcção artística do festival Dni Muzyki Portugalskiej w Krakowie (Dias de Música Portuguesa em Cracóvia); conferências (na Universidade de Aveiro, Academia de Música de Cracóvia, Escola Superior de Turismo e Telecomunicações de Seia, no 42. Darmstadt Internationale Ferienkurse für Neue Musik, inserida no fórum Musical thinking today) e na International Summer School of Systematic Musicology, onde foi como aluno representante da Universidade Nova de Lisboa; sonorização de documentários e apresentações multimédia (como free lancer, para empresas de design); colaboração com o Centro de Informação da Música Portuguesa e com o INET (Instituto de Etnomusicologia - Universidade Nova de Lisboa) e participação na direcção pedagógica colegial e docência no Conservatório de Música de Seia.
A sua música tem sido apresentada em Portugal, entre outros, no Festival Música Viva e Festival de Música de Aveiro, na Polónia, Túrquia (Ankara), França (Synthèse 2005, Bourges), Áustria (Hörfest 05, Graz), onde esteve como compositor convidado para a estreia da sua peça Lysozyme Synthesis e Bélgica (Gent), onde estreou a sua peça Density Study, encomenda da Logos Foundation. Neste momento, é compositor residente no LEC - Laboratório Electroacústico de Criação - da Miso Music Portugal.

2 comentários:

Anónimo disse...

Sem dúvida eu já ouvi as musicas dele e de facto ele é espectacular.

Boa Tiago podes continuar...

Unknown disse...

Esqueces-te foi de referir a Direção Artistica dos Dias de Musica Electroacústica...